terça-feira, março 04, 2008

PARA VOVÓ BERNARDINO :-)

Ontem(03.03.08) fez exatos 34 anos que vovó Bernardino Borba partiu.
Eu tinha somente 3 meses de vida, ou seja, não lembro de nada dele :-( pelo menos teoricamente...

Mas Mainha fez a tarefa direitinho e sempre tratou de lembrar para a gente do coração puro que ele sempre foi. Por isso, sou capaz de descrever perfeitamente como era o Seu Bebê :-)

Poeta popular,dos melhores de Cortês, que dirá de Pernambuco.
Com gosto refinado pelos papeis e as escritas.
Apesar de ser filho de "Senhores de Engenho" tinha uma fala doce e atitudes bem meigas.
Homem de pouco estudo mas muito culto, afinal recebeu uma educação de muito boa qualidade. Tinha nos filhos a sua maior paixão.

Herdei dele o gosto desenfreado pelo carnaval e a mania de usar fantasias nesta época do ano.
Cultivava o hábito de assustar as pessoas e contar "anedotas" no final da noite lá no Engenho Vera Cruz.

Homem limpo, digno e honesto.

Era casado com Vovó Clarissa e tinha oito filhos, destes apenas um era varão.
Dona Dalva, como era chamada minha vó, era uma "mulher-macho", de pulso firme e ideias revolucionárias. Sonhava com grandes projetos para seus filhos e pensava em ganhar o mundo.

Como podem perceber, almas MUITO diferentes, mas que simplesmente se completavam.... Epa, será que esta história anda se repetindo?
Afinal, esta que vos escreve também é dura nas palavras e rudes nas ações e também é casada com um homem de extremo coração puro que, apesar de não ser poeta, também vive no mundo da Lua.

Espero que tenhamos uma linda de história de amor como a deles, para que meus netos possam no futuro também terem o que contar de nós.

Vovó, sinto saudades do que não podemos viver juntos ....

Segue uma carta linda que mainha escreveu ontem(03.03), para ele lá no céu.


SAUDADE UM TREM APITANDO...PRA MEU PAI QUE FAZ HOJE 34 ANOS QUE VOOU PRO CÉU...

Não foi nem o trem quem lhe levou... Acho mesmo que foi o vento, foram as nuvens, as matas, os rios... quem sabe de verdade Deus.Pois é... 03 de março de 1974... Zero hora e um pouquinho... Lembro ainda de suas últimas palavras: “QUE PAZ! QUE VAZIO!”

Naquele momento era uma grande dor no meu peito, um desespero-desesperado... Uma agonia que doía tanto e me deixava pra lá e pra cá...

Mas o tempo passou...

Os anos foram se acumulando em minha vida e eu sempre procurando por você em tudo que acho bonito, em tudo que acho existir poesia... você é minha própria poesia.

Não sei bem o motivo, mas ainda encontro lágrimas em meus olhos quando penso em como você seria agora... Eu já te chamava de “meu velho” quando a idade ainda era tão pouco em teu viver...
E agora... acho que seria meu velhinho, pois velha já sou eu...somos nós, seus filhos.

Já se foram um bando de anos, foram tantas dores, tantas lágrimas em meu viver e até já te mandei outras duas jóias: mamãe e nosso Rico.

Quando mamãe se foi achei que o mundo ia acabar de verdade... Que nada valeria mais a pena. Depois a dor foi maior... Foi tão grande que fiquei petrificada, calejada e quem sabe até aprendi a sofrer. Não diga a ninguém, mas acho que sofrer é até bom...

Pois nos eleva acima da vida, acima das coisas da terra... nos coloca um degrau acima de quem nunca sofreu. Pode até ser egoísmo, mas é assim que acho de verdade. Penso até em ter privilégio com Deus por ser escolhida pra passar por tanta dor. Ele sabe... Eu guento!!!Mas, deixa pra lá de tanta saudade... é só pra te mandar notícias de nós. Sabe, você e mamãe fizeram tão direitinho a tarefa que estamos em paz...

Tudo deu certo com suas crianças.Acho que vocês nem conhecem mais, pois estamos ficando diferentes. Ah! Até tiramos um retrato das sete Marais juntas...
Ficou lindo. Sei que
vocês estavam lá... no aniversário de sua galega branca.Então...

Hoje quero apenas dizer que continuo com muita saudade... Não é de um trem apitando, mas desse trem levando, pedaço grande da gente. Hoje já posso dizer que minha dor dói menos, que meu sofrer é mais alegre e minha alegria, muitas vezes triste. Sou um pouquinho de você... adoro
dizer que amo e é claro, bem mais de ser amada.

E é por isso meu velho querido de quase 100 anos, que tenho firmeza na vida, fé no futuro e muita alegria por ser filha de vocês.


ACEITA ENTÃO UM CHEIRO BEM DENTRO DO CORAÇÃO... DE QUEM TE AMA E ADMIRA ETERNAMENTE. SUA BABA

Nenhum comentário: