segunda-feira, setembro 17, 2007

Comedorzinho de rapadura - A luta - Parte 1


Então vejamos. Eu e Lula estamos casados há exatos 8 anos e 8 meses. Durante anos, muitos anos mesmo.. resolvemos que não deveriamos ter filhos ainda. É bem verdade que nunca sonhamos com uma família muito grande, mas sabiamos que um dia (com tudo mais estável) as coisas ficariam mais fáceis e ai sim poderiamos pensar em ter um ou no máximo dois filhos, com um detalhe teriamos um filho biologico e outro adotivo.E por causa disso decidimos adiar por um bom tempo o desejo de sermos mãe e pai. Pensamento típico do casal moderno. Neste momento devem existir outros milhoes de pensamentos iguais espalhados pelo mundo. E eu definitivamente não me arrependo..

E no nosso caso tudo ficava ainda muito mais crítico já que tudo nosso é muito bem planejadinho.. Desenhamos tudo e para todas as ações fazemos planilhas e mais planilhas, ajustamos orçamentos, construimos matrizes de SWOT... uma graça. E foi assim nossa história até hoje..Anos após anos.Trabalhando BEMMM muito. Nos consolidando como família e aprendendo juntos a sermos verdadeiramente um celeiro familiar, no sentido mais literal da palavra. Colocando um tijolinho em cima de outro tijolinho com calma para não cair. Diminuindo as diferenças, nos conhecendo melhor... Criando um lar de muito amor, paz, saúde, cumplicidade, companherismo e sobretudo MUITO respeito.Missão que hoje já (tenho certeza) que (GRAÇAS A DEEUS) conquistamos.

Confesso que somado a toda esta organização, quase que empresarial, sempre teve um medinho de minha parte quando o assunto era bebês. Sempre achei que não tinha vindo com este programa instalado. É o que chamamos em informática de um caso típico de upgrade. Tinha muito bem resolvido na minha cabeça que na hora que decidimos ser pais eu precisaria instalar um software em mim :-)

E assim passaram os dias, meses e anos.. E toda vez que alguem falava em filhos eu saia correndo que nem uma louca... As vezes até ouvia as histórias bem quieitinha, mas quando vinha a tradicional pergunta eu não aceitava mesmo a cobrança. Não aceitava pressão. Família, amigos nenhum apelo tinha força A verdade é a seguinte NUNCA priorizei esta história de SER MÃE. Era "troço"estranho mesmo.Tinha mais desejo maternal antes de casada.. Uma loucura sem explicação.

Eis que um belo dia, com as planilhas mais bem organizadas e uma vida mais estável - BEM diferente daquela do início do casamento, resolvemos aumentar a nossa família. Parecia fácil a tarefa de trazer ao nosso convivio o terceiro membro da Família Fernandes Damasceno. Os outros dois (Eu e Lula) já aguardavamos ansiosos a chegada do nosso comedorzinho de rapadura.

Aqui preciso abrir um parenteses : A mulher tem sim um relógio biológico que começa a apitar desenfreadamente depois dos trinta e a cada ano parece que todas as suas amigas já pariram e só falta você. Os bebezinhos já não parecem tão estranhos e com "cara de joelho". Você já aceita com mais facilidade o fato de não poder dormir até mais tarde aos domingos. Você já se pega fazendo planos com maridão de levar a família toda para passar um lindo dia de sol no
zoonologico.Você começa a pensar em nomes. Começa a falar como será a educação. Qual escola, que roupas, qual o quarto??? Já fala que "filho seu não vai escutar XUXA ou música brega e não vai transar antes do casamento". Ahã, até parece. Ou mesmo o inverso diz que se for menina ela vai sim "dançar MUITTAAAA música de Ivete com mamãe". Sonha com a família TODA fantasiada no Carnaval do Recife Antigo. Enfim, tantos planos. É estranhooooo mesmo. Não consigo nem narrar. tudo começa a parecer mais simples e inevitável, sabem??? e o que é pior GOSTOSO.

Mas eis que Papai do Ceu fala.. "Epa, não é assim não".... pensa que é assim é ???? Para o milagre da vida acontecer, não depende de planilhas, planos consolidados, $$$, estabilidade financeira. Só eu somente eu tenho a varinha mágica e vocês precisam esperar", E aí ficamos pasmos... "Huuuummmmm como assim não esta a nosso alcance????? Fala sério.. sempre esteve". Comigo aconteceu exatamente assim. Quando decidimos, Papai do Ceu deu para trás :-)

E ai você começa a tentar, tentar, tentar.... E o tempo que você não tem vai fazendo com que a natureza tenha que andar sozinha sem a ajuda da medicina... Porque priorizar que é bom mesmo, você não faz. Ir ao médico é quase uma novela .. e tarefa que acontece apenas uma vez por ano. Mas lentaaammmeennnttttteee, entre uma investigação e outra, você descobre que seu marido é um "touro" e não tem nenhum problema, mas que você, ahhhhh você tem simmmmm um endometriose moderada. Doença que (quando não é tratada) pode levar à infertalidade.
Mas estranho seria se não tivesse, não é? Pois ao contrário do que muito gente diz ou pensa tudo para mim sempre aconteceu após muita luta e por isso tem um gostinho e um valor bem mais especial. E com esta decisão não poderia ser diferente mais uma vez descubro que terei que entrar de cabeça nesta GUERRA :-)

Como todos os meus poucos, mas fieis leitores do meu blog sabem, há mais de um ano estou em tratamento pra curar a minha endometriose..e entre uma injeçao e outra, calores e mais calores, menopausa .... estou sobrevivendo sem um arranhão. Mas acredito que a luta de verdade ainda não começou. Pelo menos na minha cabeça :-) Luta no sentido mais literal da palavra.

Mas assim.. Hoje estou bem acompanhada. Dra. Madalena Caldas (um amor de pessoa) esta cuidando de mim. Por enquanto nenhuma previsão médica. Tenho lido e estudado muito sobre o assunto e tudo ainda é MUITO novo. As vezes pessoas com endometriose severa engravidam de primeira e outras com um leve quadro não conseguem de jeito nenhum e precisam partir para algo mais radical (inseminação, FIV). A verdade é que não há certezas, apenas muitas incertezas.. A única certeza é que tomei uma decisão importante no fim da tarde de hoje. Eu vou sim LUTAR para dar um filho pro meu maridão. Eu vou sim me presentear com o doce prazer de ser mãe. Eu vou buscar tudo que estiver ao meu alcance para isso. E a luta esta apenas começando. Sei (já li bastante sobre isso) e sei que é TUDO muito doloroso, tanto do ponto de vista financeiro como emocional. Tenho casos BEM próximos de mim. Mas não quero me arrepender de não ter lutado...

Não sei até onde irei. Não sei se precisar de fazer inseminação ou FIV ,eu farei. Os mais intimos sabem que sempre foi projeto meu e de lu termos um filho biologico e um adotivo. Quem sabe a gente não mude um plano para dois adotivos??? Enfim, só quem sabe é Papai do Ceu. A única certeza é que a LUTA comecou.. E isto agora passa a ser PRIORIDADE máxima em minha vida. Todos os outros planos passam a ser secundários... Vou focar toda a minha energia na chegada desse meu comedorzinho de rapadura que ainda não nasceu, mas que já é MUITO amado por toda a família.

Faço então um convite para vocês. A partir de hoje, vez por outra, vou narrar aqui as minhas peripecias na luta pela conquistada da maternidade. Isso vai servir como um desabafo ou um diário de vida que posso dar ao meu filho quando ele já estiver grandinho. O que acham??? topam???

A seguir cenas dos próximos capítulos da novela : LULA E BETA NA LUTA PELA CHEGADA DO COMEDORZINHO DE RAPADURA

7 comentários:

Laura disse...

Comedorzinho de rapadura???? Ahhh... Fala Sério Beta!!!! rs
Tenho certeza que ele vai chegar rapidinho, rapidinho. E vai ter uma mãe maravilhosa! Agora... Acho que vc devia começar a fazer um estoque de fraldas, não de rapaduras :P Vá por mim, experiência de tia de 08 sobrinhos! hahahahaha
Beijos e quanto ao almoço, é só marcar!

Anônimo disse...

Minha filha olhe.... acho que essa foi uma decisão altamente bem tomada. E não tem crise financeira nos EUA (ou em qualquer outro lugar) que deve abalar esta busca...

Laura disse...

Beta (sobre meu post) eu queria taaaaaanto revê-los!!! Às vezes queria ter uma máquina do tempo e voltar lá, me ver, tipo "De Volta para o Futuro", sabe? Só que não mexeria em nada, ficaria tudo igual como foi, como é...
beijos

Joana disse...

Tia Beta!!!!!!
Dou a maior força para essa nova etapa na vida de vcs!!!! A família DAMASCENO está adorando a novidade!!! Bjsss!!!

Anônimo disse...

Beta, admiro muito sua coragem, fé... Também estou nesta batalha há um ano e meio. Tenho consulta com dra Madalena dia 29/10. Continuarei perseverando e orando por todas que buscam o sonho de ser mãe...

Beijos, Tati

BETA FERNANDES disse...

Oi Tati,

só entende bem de que luta estamos falando quem já passou por isso que estamos passando. Eu, por exemplo, segui por outro caminho e amanhã estarei sendo entrevistada por um juiz. Estou tentando a adoção. Isso sempre esteve muito bem resolvido na minha cabeça.
E já aguardo ansiosa a chegada do meu Bebezinho Lindo :-)

Mas você está ÓTIMAS mãos, Dra. Madalena é uma anjinho que Papai do Ceu colocou no mundo. Siga em frente na sua luta. Estarei sempre rezando por ti, Querida. E quando precisar de qualquer coisa mesmo, nem que seja para conversar, eu estarei à sua disposição. Esta luta é sempre NOSSA.

Beijos e fica com Deus,

Anônimo disse...

Beta li seu depoimento e me vi dentro dele! Sou paciente de Dra Madalena tbm, engravidei em julho depois de muitos anos tentando e não segurei pedendo em agosto, foram dois sentimentos tão opostos em tão pouco tempo que hoje eu ainda acho que vivi num sonho que não foi realidade. Mas quero te dizer o seguinte, já tive com vários médicos, mas nunca encontrei uma pessoa tão de Deus como a Dra Madalena Caldas, tenho certeza que ela é um anjos daqueles que Deus coloca na terra para tornar nossa vida bem melhor e mais feliz, vc sem dúvidas estar em boas mãos! ANNA EMILLIA - annaemillia@hotmail.com