quarta-feira, maio 09, 2007

Deus é brasileiro e nós habemus PAPA ...





Há alguns meses venho me questionando sobre um fato bem inusitado que tenho visto acontecer aqui bem pertinho de mim. Para o bom entendimento deste meu causo, é bom alinhar que quando falo bem pertinho de mim, falo sobre a aproximação oferecida e percebida quando assistimos aos telejornais todas as noites :-)

Faz mais ou menos uns quatro meses que, como uma boa católica, tenho acompanhado quase que diariamente os preparativos para a visita do Papa Bento 16 ao Brasil. Aqui cabe um parentese bem importante: quando tinha uns seis para sete anos, assisti a visita do papa João Paulo II aqui ao Recife. E ainda hj tenho lindas lembranças daquele dia. Lembro perfeitamente, eu, em cima de um caminhão, quase na saída do aeroporto, esperando (junto com toda a família) a passagem daquele papa sorridente e de olhar tão meigo.
Lembro, como se fosse hj, que a gente aplaudia o nosso João de Deus, e cantarolava uma música linda.. que sou capaz de ainda cantar inteirinha tanto tempo depois. "Sua benção João de Deus nosso povo te abraça, viemos em missão de PAZ, peregrino, abençoa este povo que te ama....". Fecho os olhos e pareço sentir toda emoção novamente. Ah que delícia. Era tanta PAZ.

Enfim, talvez tenha sido toda esta tão agradável experiência que tenha me feito ficar tão envolvida com tudo desta visita do novo papa ao Brasil. De verdade fiquei atenta e acompanhando tudinho, como costumo falar, beeeemmmmmmm direitinho.

E a cada telejornal, a cada noticia "interpretada" por Bonner e Fatima Bernades,a cada matéria especial, fui me intrigando ainda mais. E, então, a pulga atras da orelha foi aumentando de tamanho e hoje confesso que esta pulguinha virou um elefantinho bem grandinho e, o que é pior, me deixou bem triste.. Bem triste mesmo :-(

Então vejamos:

Cresci em uma escola religiosa que me passou valores bem tradicionais e ensinamentos cristãos que jamais esquecerei.

Cresci ouvindo as frerinhas lá do colégio dizendo que Jesus era um homem bem simples, sem luxo nem riqueza, ouro nem dinheiro.

Cresci ouvindo e, o que é pior interpretando em meu imaginario inocente de criança, que Jesus sempre usou roupas bem simples, sem riqueza nem pompa.

Cresci ouvindo a Irmã Isaura falando, com um brilho insquecivel nos olhos, que Jesus sempre se alimentou com comidas comuns.

Cresci ouvindo, naS tradicionais missas das sextas na capela da escola, que Jesus andou pelo meio do povo pregando a importância da simplicidade e ausência de arrogância e prepotência na vida de qualquer um.

E é por NUNCA ter esquecido nenhum desses ensinamentos tão importantes que tenho andado tão triste. Quando assisto aos telejornais, quando leio os jornais e escuto o rádio sempre me surpreendo.

São fios de ouro nas roupas, louças com brasões iguais aqueles de reis e móveis esculpidos com madeira de lei, entre outros um milhão de "mimos" soberbos preparados por nós católicos brasileiros e que o papa alemão aceita de muito bom agrado.

E tanta gente MORRENDO de fome.

Ah senhor é MUITA riqueza. Tudo tão diferente do que o nosso Jesus de Nazare pregou durante toda a sua vida. Confesso que tenho até medo.
Mas enfim, só queria de desabafar sobre estas minhas impressões. Sobre estes meus medos, receios, inseguranças.
De verdade, não tenho muito o que fazer. A mim só me cabe orar para que tudo corra bem e aproveitar, afinal nem tudo é tão ruim. Alias, a maior parte de tudo isso é coisa boa.
Essa energia linda que esta fluindo do Brasil, fruto da conjunção de toda a felicidade que esta vindo dos católicos de São Paulo, Aparecida e de todo o Brasil não tem preço. Só me resta, então curtir este momento tão importante. Deixar a tristeza de lado e lembrar sempre que a igreja de cristo é feita de homens e que nem tudo é perfeito com queriamos que fosse. Nem nós mesmo, não é ;-)

É uma luta diária.

Um linda semana para todos e fiquem com Deus,
bjs no coração

Um comentário:

Laura disse...

Pois é Beta, ao contrário de você, não acompanhei tão de pertinho todos esses preparativos, mas o que vi também me deixou triste. Posso reviver cada momento desses que você narrou sobre o colégio, as missas, os encontros de jovens... Por isso encontro tantas críticas de pessoas que não tiveram a educação religiosa que tivemos. De qualquer forma, o Papa é um só, todos os olhos se voltam para o "representante de Deus". Duro mesmo é aguentar juízes e desembargadores que juram que são Deus! hehehehe
De qualquer forma, concordo com você, a igreja é feita de homens, imperfeitos como nós.
Beijos e fica com Deus